PROCURAR

Congresso 2017

  • Presidente Reeleito Eng. António Monteiro
  • Membros da Direção do Partido
responsive jquery slider joomla

Notice: Undefined variable: root in /home/ucidcv/public_html/plugins/content/soccomments/soccomments.php on line 129

Delegação da UCID visita localidades em Porto Novo para se inteirar da situação socioeconómicas das famílias

O núcleo da UCID em Porto Novo, liderado por Domingos Rodrigues, esteve de visita à Ribeira dos Bodes – João de Bento e Ribeira Fria, no intuído que constatar as condições de vida que se encontram estas duas localidades que, apesar de produtivas, lidam com péssimas condições de acessibilidade de estradas, rede móvel e sinal TV. Rodrigues deixou um apelo à Camara Municipal e ao Governo no sentido de cumprirem as promessas feitas à estas populações.

Em João de Bento, a população aclama pela chegada da energia elétrica, sobretudo tendo em conta a presença da rede elétrica a escassos centenas de metros, o que aponta a má vontade política quer da Câmara e do Governo, que prometeram resolver este problemas na campanha. Pede ainda o melhoramento do furo para melhor prospeção de água e o aumento seus cultivos, não obstante a má gestão da água do furo atual, onde os recursos gerados da sua exploração somem sem deixar rastos, recursos estes que poderiam servir para criar fundos para apoiar os agricultores.

Aliás está questão da gestão dos furos e dos recursos advenientes da venda da água foi constatado quer em Ribeira dos Bodes e Ribeira Fria, como também em Ribeira da Cruz, sendo que a gestão de dois furos é atribuída à mesma associação, discriminando e prejudicando uma outra da mesma comunidade, naquilo que consideram ser de gestão usurpado da coisa pública pelas entidades competentes. “Novas zonas de cultivo estão sendo desbravadas pela força braçal em Ribeira dos Bodes e Ribeira Fria, para aumento da área de cultivo e rendimento das famílias, facto que encarece muito e retira capacidade de financiamento autónomo das famílias, pelo que, solicitam apoio do estado neste sentido”, pontua Domingos.

Em relação a juventude, reforça o apelo ao melhoramento de campo de futebol e do polidesportivo. A UCID junta a sua voz a dos moradores para pedir que a gestão da coisa pública seja feita na base da transparência e fundamentada no princípio de igualdade de direitos e de oportunidades. Pede ainda que estrada de acesso a estas localidades seja alvo de reparação pois, por ela, transitam camiões transportadores da água para engarrafamento em São Vicente. “Merecem a construção da estrada e que se instala uma unidade de engarrafamento da água da localidade, como forma de os proveitos serem profícuos para a localidade da Ribeira Fria”, acrescenta. 

Mas o pior cenário de má gestão dos furos, segundo este político, acontece em Ribeira da Cruz e foi denunciada à delegada da ANAS(entidade responsável dos furos) e também a Delegação do Ministério da agricultura Porto novo. Contudo, a seu ver, ambos assobiam para o lado com objetivo de proteger a máquina partidária enquanto o dinheiro resultante da venda de água que deveria reverter aos agricultores mais carenciados desaparece sem deixar rasto. 

Domingo termina dizendo que em Ribeira da Cruz existem duas associações agrícolas, R+ e Morro de Cavalo e que os dois furos existentes são geridos apenas pela primeira por pura teimosia da ANAS Porto novo, que não quer dividir a gestão destes, o que tem causado grandes constrangimentos aos agricultores. Para este político, a ANAS Porto Novo está a trabalhar de forma parcial, protegendo uma associação e discrimina outra.

Fonte: Mindel Insite